Notícia originalmente elaborada em 20 de novembro de 2023
Política pública pioneira no Brasil, a Primeira Infância Melhor (PIM) foi lançada há 20 anos no Rio Grande do Sul e Bagé aderiu no mesmo momento. Para celebrar as duas décadas de atividades, o Governo do Estado premiou as cidades que mais se destacam e a Rainha da Fronteira foi premiada, na manhã desta segunda-feira (20).
Uma cidade de cada parte do estado foi contemplada com o reconhecimento e prêmio pela atuação e Bagé foi a escolhida aqui na região. Além da cidade, a visitadora Rubia Amorim recebeu o Prêmio Visitadora, pelo destaque no trabalho que executa. Rubia foi reconhecida pelo atendimento a uma mãe de bebê recém-nascido que foi diagnosticada com depressão pós-parto e ação da visitadora foi decisiva para a melhora da atendida. A cidade conta, atualmente, com 34 profissionais, todos concursados.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann falou sobre a Rainha da Fronteira ser referência na área: “Bagé é uma das cidades mais antigas a aderir ao PIM e vem conquistando resultados importantes para as nossas crianças. Isso é fruto do trabalho de amor com que as famílias são tratadas, gerando um futuro muito melhor”, avaliou.
O prefeito Divaldo Lara, que também recebeu o prêmio, representado pelo chefe de gabinete, Ricardo Pizarro, se manifestou ao saber da conquista. “Temos um grupo muito qualificado e profissional que nos garante excelentes números. Esse é um trabalho de extrema importância para as futuras mães e famílias terem informações relevantes para cuidar dos bebês. Muito feliz com mais um prêmio recebido pela nossa gestão", resumiu.