Desde o começo da gestão do prefeito Luiz Fernando Mainardi, as pastas municipais de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Desenvolvimento Rural (SDR) estão articuladas, objetivando rapidez e melhor eficiência no atendimento às demandas dos munícipes. Ambas as pastas são geridas pelo secretário Edegar Franco e uma exemplificação dessa convergência de trabalho está na utilização da Patrulha Agrícola.
Franco relata que, a partir do mês de fevereiro, as atividades da Patrulha Agrícola passaram a integrar as atividades do Serviço de Limpeza Urbana da Seinfra. O secretário pondera que pela incumbência legal da pasta de origem foram priorizadas as atividades no meio rural. “Neste cenário, do ponto de vista logístico, para melhor alocar os recursos disponíveis e evitar a ociosidade, a cada semana, quando não ocupados na zona rural, os equipamentos da Patrulha Agrícola acabam sendo utilizados em serviços na zona urbana”, explica Edegar Franco.
Dessa forma, pela Patrulha Agrícola, foram realizados trabalhos de roçada; emprego de rotativa e aradora; serviço de caçamba para limpeza de açudes; uso de broca para abertura de buracos; entre outros serviços. Alguns dos locais que receberam a Patrulha Agrícola são: Militão, Parque do Gaúcho, EMEI Morgado Rosa, Vila Gaúcha, Santa Thereza, Passo dos Peres, Higienópolis, Santa Tecla, Bairro Industrial.
Conforme Edegar Franco, as ações realizadas no mês de fevereiro pela Patrulha Agrícola alcançaram uma vasta capilaridade, atuando em mais de 15 localidades, tanto em áreas urbanas, rurais e instituições públicas. O total de horas trabalhadas ultrapassou 110 horas. “A integração de esforços entre operadores, maquinário e planejamento logístico reforçou os papéis da SDR e da Seinfra como pilares para o desenvolvimento sustentável do município, especialmente frente aos pequenos produtores rurais”, finaliza o titular das pastas.