Um dos serviços vinculados à Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, é o da Patrulha Agrícola, com assistência aos pequenos produtores do município.
Em Bagé, mais de 200 produtores são assistidos pela Patrulha Agrícola que tem como objetivo proporcionar estratégias de fomento à pecuária e à agricultura familiar.
Com esse foco, a Patrulha Agrícola realizou em 2025 um total de 465 atendimentos a produtores bageenses de localidades rurais como: Agrovila, Azevedos, Alexandrina, MTD, Olhos D’Água, Passo do Perez, Piraí, Quebrachinho, Joca Tavares, Vista Alegre e Santa Tecla, entre outras. Ao todo foram 1193 horas/máquina em trabalhos para 208 produtores
De acordo com o secretário da SDR, Edegar Franco, o trabalho da Patrulha Agrícola é essencial para que muitos produtores consigam incrementar a sua produção, de âmbito familiar. “Com atividades como preparo de solo, aradora, grade, silagem, semeadeira, roçado e auxílio no plantio de milho, por exemplo, possibilita que esses pequenos produtores consigam melhorar a sua produção. Nosso objetivo é que eles cheguem a mais mercados, assim como também consigam fornecer alimentos nutritivos e saudáveis para a merenda escolar da nossa rede pública de ensino”, destaca o gestor.
O secretário também frisa que a Patrulha Agrícola foi uma ação que iniciou no primeiro mandato do governo Mainardi, e que foi intensificada neste ano pelo papel que oferece para a produção rural de muitas famílias. “Nós acreditamos muito nos resultados dessa ação porque é um instrumento que possibilita que a gente consiga chegar da porteira para dentro das propriedades para auxiliar os produtos nos trabalhos que desenvolve em sua área”, explica.
O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, também ressalta o papel que o serviço oferece para o setor da agropecuária familiar local. “A Patrulha Agrícola é uma ferramenta de governo que é direcionada, de forma estratégica, para o desenvolvimento rural sustentável de muitos agricultores e pecuaristas, ampliando o que eles produzem em alimentos e também favorecendo para que esse importante setor consiga gerar mais rentabilidade para suas famílias”, enfatiza o chefe do Executivo municipal.