Na tarde desta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniram para alinhar uma parceria que levará às escolas de Bagé palestras sobre arborização, descarte correto de resíduos sólidos e bem-estar animal.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com os animais, estimulando a adoção de práticas responsáveis no dia a dia. Além de abordar temas como arborização e manejo adequado do lixo, as palestras também tratarão sobre castração, combate ao abandono e prevenção de maus-tratos. O trabalho será realizado por meio de apresentações com duração média de 45 minutos, nos turnos da manhã e tarde, para alcançar o maior número possível de alunos.
“Durante a semana, nossa equipe tem visitado os bairros e o centro para entregar informativos sobre o descarte correto, o uso consciente dos contêineres e o cuidado com as cinzas, que têm provocado incêndios por serem descartadas de forma incorreta. A ideia é priorizar inicialmente os bairros com maiores índices de descarte irregular de lixo, poda e descarte inadequado de materiais inservíveis”, explicou o coordenador da Educação Ambiental, Jorge de Paula. “Queremos também levar o projeto para o EJA, alcançando ainda mais pessoas. O conteúdo será dinâmico e atrativo, para que os jovens se interessem e se tornem multiplicadores dessas informações”, completou.
A supervisora de Ciências da Natureza da Smed, Roberta Plentz, reforçou a importância da parceria. “A realização dessas palestras de educação ambiental tem como essência conscientizar e mobilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente, incentivando a sustentabilidade e a adoção de práticas mais responsáveis em relação aos recursos naturais”, destacou.
O cronograma das escolas que devem receber as palestras está em fase de organização e será divulgado em breve.
