Acontece no dia 31 de março, no distrito de Palmas, palestra de sensibilização referente à quinta edição do Programa Turismo Rural. O curso, neste ano, será oferecido na própria região de Palmas, tratando-se de uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em articulação com a Associação e Sindicato Rural de Bagé e a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
Para a titular da Setur, Elidiane Lobato, a iniciativa de levar essa capacitação, a produtores e moradores do distrito de Palmas, serve para evidenciar o grande potencial que a área rural de Bagé tem para a atividade econômica do turismo. “Precisamos trabalhar permanentemente ações como essa que visam fomentar o que temos em diferenciais. A região de Palmas tem esse perfil diferenciado para o setor do turismo”, enfatiza Elidiane Lobato. A gestora destaca que atividades como trilhas e caminhadas; a gastronomia e o artesanato da região, e até mesmo a instalação de empreendimentos como pousadas rurais, entre outras ações tornam-se iniciativas que podem proporcionar geração de renda mantendo preservadas as belezas naturais do bioma Pampa.
A palestra de sensibilização do Programa Turismo Rural acontecerá no espaço Trovas e Sabores “Chico Cabral”, e como explica Elidiane, terá o enfoque de divulgar o curso; o que é preciso para os alunos fazerem a capacitação, bem como a forma de trabalho que será desenvolvida no programa.
Atividade de mobilização com moradores
No último sábado (15) ocorreu nas Palmas uma ação de mobilização para divulgaro programa Turismo Rural.S
Segundo a titular da Setur, a mobilização realizada no final de semana foi muito positiva. “Essa ação foi importante porque os moradores demonstraram interesse em participar do programa Turismo Rural. Um produtor da localidade relatou que já fez um módulo do curso e que trouxe benefícios para a forma como desenvolve o seu empreendimento rural”, comenta Elidiane Lobato.
Iniciativa beneficia negócios de turismo rural
O Programa Turismo Rural tem como enfoque identificar e implantar negócios de turismo rural que sejam ambientalmente corretos e que dialoguem com as habilidades e vocações dos produtores, possibilitando a diversificação e ampliação de renda na propriedade.
As inscrições para o curso do Programa Turismo Rural devem ser efetuadas junto à Associação e Sindicato Rural de Bagé, pelo telefone (53) 999715972. É preciso ser alfabetizado e ter a partir de 18 anos. A carga horária do curso é de 220h. O número de participantes por grupo é de 15 alunos.
O curso terá como conteúdo programático:
Etapa I
● Sensibilização (4h)
Etapa II
● Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio (24h)
Etapa III:
● Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais (24h)
● Acolhida no Meio Rural (24h)
Etapa IV:
● Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas (24h)
● Implantação dos Pontos de Venda de Produtos Agroalimentares Típicos e de
Artesanato (24h)
● Comandando e Organizando a Cozinha Rural (24h)
● Os Segredos da Boa Culinária Rural (32h)
● O Serviço de Restaurantes Rurais (24h)
Etapa V
● Consolidação das Ações Desenvolvidas (16h)