A programação da 13ª Galponeira de Bagé contará com uma Oficina de Violão Gaúcho ministrada pelo músico e compositor Marcello Caminha. A atividade será realizada no dia 31 de outubro, às 10h, no Auditório do Palacete Pedro Osório.
A oficina é uma realização da 13ª Galponeira de Bagé, em parceria da Associação dos Amigos do Imba (Amimba) com a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Com duração de 90 minutos, a atividade é voltada para pessoas a partir dos 7 anos de idade e tem como objetivo compartilhar técnicas e expressões do violão na música regional. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas online até o dia 27 de outubro por meio do formulário disponível na bio do Instagram da Secult (@bage.secult).
Sobre Marcello Caminha
Natural de Bagé, Marcello Caminha é um dos principais nomes da música nativista. Iniciou sua trajetória no Movimento Nativista em 1985 e conquistou diversas premiações como instrumentista e compositor. Com 14 álbuns lançados, destacou-se com “Sucessos de Ouro”, a primeira coletânea de músicas de violão do Rio Grande do Sul. O álbum “Influência” venceu três categorias do Prêmio Açorianos de Música 2008. Já em 2016, o disco "Com Violão Também se Dança" também foi premiado pelo Açorianos.
Pioneiro no ensino da música regional, Caminha lançou o DVD “Vídeo Aula Violão Gaúcho”, o livro “14 Estudos para Violão Gaúcho” e o DVD “Influência ao Vivo”, primeiro registro em vídeo dedicado ao violão nativista.
Com carreira internacional, Marcello Caminha já se apresentou em diversos estados brasileiros e países como Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Atualmente, além de shows e workshops, ele se dedica à direção da Academia do Violão Gaúcho, especializada em cursos de violão online.