Com a promessa de não deixar nenhuma residência ainda com lonas, o Governo Municipal, mantém o cronograma de recebimento e entrega de telhas em Bagé.
Entre a quinta-feira, feriado da padroeira do Brasil, e a sexta-feira, dia 13, o Governo Municipal, com apoio da Defesa Civil, Exército Brasileiro e voluntários, entregou um total de cinco mil telhas aos bageenses.
A mobilização constante tem sido a marca dessa ação coletiva que ocorre desde a madrugada do dia 23 de setembro, quando Bagé sofreu os impactos da maior tempestade de granizo já registrada em sua história.
Desde então, diariamente, chegam carretas na base de operações montada no Ginásio Militão, todas elas carregadas com telhas, colmeiras e parafusos. Ao todo, quase 60 mil telhas já foram recebidas e entregues, grande parte desse montante, resultado da ação do Município em usar recursos próprios para adquirir esses materiais
O coordenador da Defesa Civil e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Kaupe, destaca que a expectativa é que os trabalhos ainda durem um mês para serem finalizados na cidade. "Os prejuízos foram imensos. Foram, até o momento, 15 mil pessoas cadastradas para receber telhas. Contando com as pessoas que fizeram a recuperação do telhado por conta própria, a estimativa é de até 40 mil imóveis danificados", detalha Kaupe.
A ação de recebimento e destinação de telhas no feriado e também nesta sexta-feira, ressalta o compromisso do Governo Municipal em não deixar um imóvel sem a recuperação do telhado. "Não vamos parar enquanto um imóvel em Bagé estiver com lona. Nós iremos superar essa situação e teremos as festas de final de ano com todos os imóveis da cidade com telhas", garante o prefeito Divaldo Lara.