O coordenador da Defesa Civil e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Éverton Kaupe, informou que foi realizada há cinco dias uma solicitação ao Governo Federal para a suplementação na aquisição de telhas. A medida visa contemplar o total de telhas que é demandado pela comunidade de Bagé, após a severa tempestade de granizo registrada em 23 de setembro. Conforme Kaupe, a suplementação de telhas só pode ser feita após chegar-se a um percentual de 80% da entrega. “É um processo complexo que demandou um tempo porque ele precisa ser todo detalhado para que ocorra a suplementação”, destacou Kaupe.
Segundo ele, o montante total de telhas é de 160 mil, sendo que o poder Executivo municipal adquiriu com recursos próprios 60 mil telhas, tendo o Governo Federal repassado 45 mil unidades. “Já faz cinco dias que fizemos essa solicitação e até agora não tivemos um retorno do Governo Federal. Estamos no aguardo para mais essas 50 mil telhas que foram garantidas pelo governo federal. Assim que chegarem vamos realizar a entrega para as famílias que ainda estão necessitando de telhas”, afirma Éverton Kaupe.
O secretário destaca a preocupação da Defesa Civil e da Prefeitura de Bagé para que essas unidades cheguem ao município para que seja feita a entrega. “Estamos preocupados porque faltam poucos dias para o Natal e temos um compromisso com a comunidade local para que não passe as festas de final de ano ainda com lonas. Estamos focados para que assim que chegarem as telhas fizermos a entrega o mais rápido possível”, enfatiza o coordenador de Defesa Civil.
Conforme Kaupe, assim que o pedido de suplementação foi aceito, as equipes do município irão trabalhar com equipes em três turnos. “Também solicitaremos, novamente, o apoio do Exército Brasileiro para que façamos a entrega com mais frentes de trabalho”, complementa o titular da Seinfra.
Texto: Marcelo Pimenta