Ação ocorreu neste sábado, na Santa Casa de Caridade, e obteve 100 cadastros para captação
O sábado foi movimentado no Ambulatório de Especialidades do Hospital da Santa Casa de Caridade. A campanha para coleta de sangue foi exitosa com todas as cem fichas distribuídas já na parte da manhã. Ao todo seriam realizados 60 procedimentos de coleta de sangue no turno da manhã e 40 na tarde.
A iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, em parceria com o hospital, e os clubes rotarianos de Bagé possibilitou que a meta fosse atingida nas primeiras horas da ação. O secretário Ronaldo Hoesel agradeceu o apoio de toda a comunidade e reiterou que a campanha será mensal, ocorrendo a cada primeiro sábado. “Estamos focados na conscientização e mobilização da comunidade para esse importante ato que salva vidas. Fizemos uma ação para divulgar no sábado passado com entidades como os clubes de Rotary e o Conselho Municipal de Saúde e hoje conquistamos cem bolsas já bom começo da manhã. Isso é muito gratificante e a comunidade está de parabéns", ressaltou.
Segundo Hoesel, o município nos meses anteriores coletou muito abaixo do necessário para manutenção do estoque. O objetivo agora, com a união da comunidade, poder público e demais segmentos da sociedade, é manter mensalmente um estoque que possa atender a população quando necessário. “Precisamos tornar a doação de sangue um hábito, pois não precisa ter receio algum. Deve-se destacar que as pessoas que participaram da ação de hoje deram um grande exemplo de solidariedade. Cada bolsa de sangue coletada pode salvar quatro vidas. Ou seja, doar sangue é salvar vidas”, enfatizou o titular da pasta da Saúde.
A próxima campanha está programada para ocorrer no dia 2 de março.