A ação conjunta entre o Hemopel, a Secretaria Municipal de Saúde e entidades parceiras resultou em 96 doações de sangue realizadas nesta quarta-feira, em Bagé. As fichas foram distribuídas ao longo do dia, somando 56 atendimentos pela manhã e 40 à tarde, número considerado excelente pelos organizadores.
A mobilização foi amplamente fortalecida pela integração de diversas instituições, entre elas os hospitais Universitário (Urcamp) e Santa Casa, clubes de Rotary, a exemplo do Rotary Bagé Norte, e a própria Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Bagé.
A edição desta semana teve ainda uma participação do Grupo da Saúde da Igreja Universal, que levou voluntários identificados com jalecos brancos, reforçando a renovação da parceria com a campanha de doação.
A próxima coleta está prevista para o dia 13 de dezembro, antes do período de festas de fim de ano, época em que, tradicionalmente, há queda no número de doações devido às férias e viagens. A expectativa, no entanto, é manter o bom índice de participação graças ao trabalho contínuo de mobilização e divulgação.
"Quando há organização e comunicação, as pessoas respondem. A comunidade é solidária e tende a colaborar", destacou o secretário de saúde Gilson Machado.