O Escritório funciona junto à Casa do Empreendedor, órgão administrado pelo Poder Executivo Municipal
No primeiro semestre de 2025, o Escritório Regional da Junta Comercial contabilizou 3.604 processos de constituição, alteração e extinção de empresas, além da autenticação de 467 livros contábeis. O Escritório atua junto à Casa do Empreendedor, órgão gerenciado pelo Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Beto Alagia, o escritório da 9ª Região da Junta Comercial do Estado tem desempenhado um papel estratégico no fortalecimento do ambiente de negócios da Região da Campanha, oferecendo serviços públicos ágeis e acessíveis aos empreendedores locais. Localizado em Bagé, o escritório atende diretamente sete municípios: Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Hulha Negra, Candiota, Aceguá e Lavras do Sul.
Segundo Beto Alagia, a Junta Comercial está consolidando-se como um ponto de referência para empresários, contadores e profissionais liberais da região. De acordo com dados do Mapa de Empresas do Governo Federal, o tempo médio de análise dos processos é de apenas 6 horas, o que representa um avanço significativo em termos de desburocratização e celeridade nos registros empresariais.
A atuação do escritório dentro da Casa do Empreendedor de Bagé, em parceria com órgãos essenciais para o processo de formalização e funcionamento de empresas contribui para agilizar o processo. No mesmo local, o empreendedor encontra atendimento integrado com a Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, Cadastro Fiscal e suporte especializado ao MEI (Microempreendedor Individual). Essa estrutura interligada torna o processo mais rápido, eficiente e transparente.
O secretário, que tem sob sua supervisão órgãos como o Procon e a Junta, acredita que a atuação do Escritório da 9ª Região reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, incentivando o empreendedorismo, a geração de renda e o crescimento econômico sustentável na Região da Campanha.