A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e da Unidade Básica de Saúde Morgado Rosa, está fortalecendo o cuidado materno-infantil com a criação do Grupo de Gestantes. A ação integra o trabalho das equipes de Saúde da Família e dos visitadores dos Programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, realizando o acompanhamento desde a gestação até os primeiros anos de vida da criança.
A proposta é garantir maior adesão ao pré-natal, promover partos mais seguros e assegurar que, já no nascimento, mães e bebês tenham suporte adequado, inclusive com incentivo ao aleitamento materno exclusivo. A atividade reúne futuras mães para troca de informações, orientações de profissionais da saúde e momentos de acolhimento.
Para o Secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, iniciativas como essa refletem o compromisso do Município em cuidar de quem cuida.
“Nós sabemos que investir no cuidado materno é garantir um futuro mais saudável para nossas crianças. O Grupo de Gestantes é um espaço de troca, aprendizado e acolhimento. Nossa equipe trabalha com dedicação para que cada gestante se sinta acompanhada e segura. Os visitadores do PIM garantem uma maior adesão ao pré-natal. Isso significa mais qualidade de vida para a gestante e para a criança”, afirma o secretário de Saúde Gilson Machado.
A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento da atenção primária, garantindo cuidado integral à saúde da mulher e da criança desde os primeiros momentos de vida.