Texto originalmente elaborado em 27 de outubro de 2023
A partir do dia 02 de novembro entra em vigor o novo cronograma de horários do transporte coletivo em Bagé, por meio do Consórcio de Transporte Coletivo de Bagé (CTC), em função da baixa adesão da comunidade pelo serviço em determinados horários, ampliando o déficit tarifário. Vale destacar que a discussão pela adaptação de horários, em que há menor consumo pela população, vem sendo debatida há meses no município de Bagé, a partir de reuniões das empresas que prestam o serviço público com representantes das entidades vinculadas aos segmentos do comércio local. Também foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, no dia 18 de setembro.
Medidas para evitar colapso do serviço
A iniciativa de alteração nos horários do transporte coletivo ocorre devido a um histórico de problemas em deficit financeiro. Prejuízos ressaltados pelas empresas desde o período da pandemia da Covid-19. A busca de alternativas para evitar o colapso do serviço, como ocorreu em cidades como Rosário do Sul, fez com que o Município adotasse medidas de apoio. Entre elas, a isenção de imposto para as empresas; o subsídio à gratuidade para idosos, deficientes físicos e estudantes com o pagamento de seis parcelas de R$ 278 mil (valores oriundos da arrecadação do estacionamento rotativo, referentes a 22% destinado ao fundo do Comtur). Além da captação de recursos, ainda durante a gestão passada do Governo Federal, do montante de R$ 1,5 milhão no que tange à gratuidade referente aos idosos. Essas medidas foram adotadas para evitar que o preço da tarifa aumentasse para suprir o déficit gerado com menor utilização da comunidade para com o transporte coletivo.
Alterações em dias úteis e sábados
Em dias úteis e sábados será realizado o intervalo de 1 hora entre as viagens das linhas entre pico da manhã (das 9h às 11h) e no pico do turno da tarde (das 14h30min às 16h30min), e após às 19h30min, permanecendo o mínimo de um ônibus por linha.
Domingos e feriados
A circulação de linhas convencionais nos seguintes horários:
Turno da manhã – horário compreendido entre 6h30min e 11h.
Turno da tarde – horário compreendido entre 14h e 18h30min.
Nos intervalos das linhas convencionais, entre 11h e 13h59min e das 18h30min às 21h, será realizada uma linha circular, com um veículo por concessionária para atender os deslocamentos do centro para os bairros.
Alterações nas linhas rurais
Linha Rural Bento Rengo – Sem operação;
Linha Rural Serrilhada – Operação quinzenal, às segundas-feiras;
Linha Rural Olhos D’Água – Sem operação;
Linha Rural Pedra Grande – Operação quinzenal.