A nova sede da Guarda Municipal de Bagé será instalada no Complexo Esportivo Militão, ocupando o espaço do Centro de Treinamento do Guarany Futebol Clube. A mudança foi anunciada pelo prefeito Luiz Fernando Mainardi nesta segunda-feira (14) e faz parte de uma estratégia para ampliar a estrutura de segurança do município e promover a reocupação do local, que passa por um processo de revitalização.
Segundo o prefeito, a medida integra um conjunto de ações para fortalecer a segurança pública e dar nova vida ao espaço do Militão, que passa por um processo de revitalização. “A ideia é aproveitar a estrutura já existente no Centro de Treinamento, que estava ociosa, e instalar ali a base da Guarda Municipal, o que também facilita a atuação no entorno da cidade”, explicou.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, o projeto já está em fase de finalização e prevê uma estrutura completa para a corporação. “O projeto está sendo finalizado, mas vai ter todas as condições. Foi feito um planejamento de todos os setores que vão compor a estrutura da guarda, como sala de reuniões, sala do videomonitoramento, vestiários masculinos e femininos, sala das armas, depósito, sala de administração, refeitório e recepção. Será todo cercado e também com a área monitorada”, detalha.
A nova sede permitirá melhores condições de trabalho para os agentes e reforçará a presença da Guarda Municipal em uma área estratégica da cidade. Machado também destacou que a mudança faz parte de uma reestruturação mais ampla da corporação. “A guarda está sendo preparada na sua estrutura física, na qualificação de todos os ambientes de trabalho, pensando na segurança orgânica, na qualificação e ampliação da frota, na ampliação do seu efetivo e também numa maior aproximação com a comunidade”, destaca o secretário.
A expectativa é que a mudança ocorra nos próximos meses, após a conclusão dos ajustes estruturais e administrativos necessários.