Em atividade desde o mês de julho de 2023, a Guarda Municipal de Bagé já conta com grande aprovação da população pelos serviços que vem prestando em segurança. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Kaupe, fez um balanço desse período. Do dia 11 de julho ao dia 10 de janeiro foram 700 atendimentos de ocorrência pela Guarda Municipal de Bagé; quatro capturas de foragidos; recuperação de três veículos de furto e roubo; além de 16 prisões efetuadas por tráfico de entorpecentes. Uma das últimas apreensões de drogas ocorreu recentemente, no dia 11 de janeiro, informa o secretário. A ação aconteceu na Praça de Esportes onde foram apreendidas 248 gramas de maconha.
“Os números registrados até o momento nos deixam com muito orgulho. E a resposta da comunidade é muito positiva, fizemos uma pesquisa e a Guarda tem uma aprovação de 98% dos bageenses. É um número fantástico que é fruto do atendimento e da resposta rápida aos bageenses”, declara Kaupe.
O inspetor geral da Guarda Municipal, Marcos Kelsh, ressalta que a aprovação dos bageenses se dá pela própria forma como foi criado e formado o serviço. “É resultado da preparação e formação dos agentes. Os servidores tiveram 1412 horas aula, de teoria e prática, que passou por conhecimentos de atividades policiais até os aspectos de direitos humanos, patrulhamento comunitário, gestão em segurança pública, entre outros”, comenta o inspetor geral.
A Guarda Municipal conta, atualmente, com 36 agentes e opera 24h por dia, de segunda a segunda, em três turnos.
Avanços para 2024
Nas próximas semanas, sairá edital com novo processo seletivo para servidores do Município. O concurso contará com vagas para agentes da Guarda Municipal. Assim, os trabalhos realizados em segurança pública serão aumentados.
A Guarda Municipal também contará com um aplicativo que funcionará como um banco de dados para que os agentes possam ter acesso a dados de pessoas e veículos que são abordados pelos servidores. Ação que permitirá maior agilidade e segurança para as operações. Também receberá novos equipamentos.
A instituição recebeu a doação de pistolas da Polícia Rodoviária Federal. Ao todo são 50 pistolas. Conforme Kaupe, há tratativas com parlamentares federais para que a Guarda Municipal receba emendas para aquisição de mais armamentos.
“Já estamos no processo final de aquisição de câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial. Ou seja, estamos trabalhando para agregar tecnologia aos serviços executados pelos agentes”, comenta o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana. Ele também informa que os servidores já podem também realizar ações semelhantes aos dos azuizinhos, como autuação e fiscalização no trânsito local.
“A importância da Guarda Municipal é cada vez mais reconhecida pela comunidade bageense. E essa foi uma grande ação do prefeito Divaldo Lara que teve essa visão de oferecer maior segurança à população, com a criação, formação e implementação da Guarda Municipal para Bagé”, frisa Éverton Kaupe.