Texto originalmente elaborado em 20 de outubro de 2023
Há quase um mês, a tempestade de granizo que atingiu Bagé deixou milhares de famílias com imóveis danificados e em situação maior de vulnerabilidade social. De imediato o Governo Municipal empregou todos os seus esforços, desde o dia do ocorrido (23 de setembro), para adquirir e entregar telhas, diariamente, à comunidade.
Nesse período, cerca de 70 mil telhas foram repassadas às famílias cadastradas. Todavia, mesmo nessa situação de calamidade, há casos em que pessoas aproveitam a doação desse material para obter lucro de forma indevida, inclusive postando anúncios de venda de telhas em redes sociais na internet.
Para coibir esse tipo de ação, o Governo Municipal está redobrando a fiscalização. Na tarde de quinta-feira (19), a Defesa Civil e a Guarda Municipal foram até uma residência no bairro Floresta, e resgataram telhas que haviam sido doadas a um morador que colocou-as à venda.
A medida de repreensão contra esse tipo de comércio, conforme o coordenador da Defesa Civil e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Éverton Kaupe, é uma determinação do prefeito Divaldo Lara, desde o começo das ações de aquisição e entrega de telhas. Ele enfatiza que todas as telhas que estão sendo doadas às famílias cadastradas são compradas, em sua maioria, com recursos do próprio município e que, ao venderem esses materiais, essas pessoas acabam prejudicando a própria comunidade.
“Em um momento de calamidade, em que ainda temos cerca de 50% da população atingida ainda sem ter recebido suas telhas, encontramos pessoas agindo de má-fé para obter vantagem financeira. Eu, enquanto secretário de Segurança, não permitirei esse tipo de conduta. Vamos redobrar a fiscalização e, caso identificarmos mais pessoas que estejam fazendo esse tipo de comércio, tomaremos todas as providências legais para impedir que esse tipo de ocorrência prossiga em nossa cidade”, destaca Kaupe. Ele também pede que a população que, ao ter alguma informação sobre esse tipo de prática, faça a denúncia ao telefone (53) 999106952.
A fiscalização para coibir o comércio de telhas que foram doadas pelo Município é saudada pelo prefeito Divaldo Lara. “Reunimos todos os nossos esforços para logo após a tempestade de granizo adquirirmos lonas e depois telhas para a população de Bagé. Estamos diariamente trabalhando para a aquisição, recebimento e entrega nos bairros da cidade e não deixaremos que ninguém busque o lucro num momento tão difícil como esse que estamos enfrentando”, garante Divaldo.