No último sábado (19), o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Hoesel, foi convidado para participar de reunião organizada pela Associação dos Portadores de Fibromialgia de Bagé e região (FibroBagé). Recentemente, o prefeito Divaldo Lara sancionou lei que garante atendimento prioritário aos portadores da doença.
Durante a reunião, foram decididos alguns pontos sobre o atendimento dos pacientes no município. A Secretaria de Saúde está realizando o cadastramento dos portadores de fibromialgia para a confecção das carteirinhas. O uso do documento será importante para que os pacientes tenham prioridade no atendimento no comércio, por exemplo. Uma equipe realiza o cadastro da população, na sede da Secretaria, de segunda a sexta, das 14h às 16h. O secretário da pasta acredita que em até duas semanas as carteirinhas já tenham sido confeccionadas.
Hoesel também salienta que todas as repartições públicas e privadas serão comunicadas sobre a prioridade no atendimento para as pessoas com a síndrome da Fibromialgia. Assim como adesivos para veículos, que serão confeccionados com apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana para garantir prioridade no estacionamento rotativo.
O município vai elaborar um protocolo de atendimento de fisioterapia aos pacientes. “Também já estamos atendendo os portadores de fibromialgia com a PICS, que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, incluindo sessões de Reiki, Acupuntura, Auriculoteria entre outros, onde já é oferecida uma atenção muito especial a eles”, salientou o secretário Ronaldo Hoesel.