Inicia, nesta sexta-feira (20), a 25ª edição Feira do Livro de Bagé. O evento terá uma série de atrações culturais e lançamentos literários e ocorre até o dia 24. Conforme a coordenadora de eventos da Prefeitura de Bagé, Anacarla Oliveira, a montagem da estrutura, que receberá a feira, começou nesta quarta-feira na praça Silveira Martins. “Amanhã, à tardinha, começa a montagem dos estandes de livrarias, para amanhecermos na sexta com a feira funcionando para a comunidade bageense”, informa a coordenadora.
O patrono da 25ª edição da Feira do Livro de Bagé será o poeta e escritor Manoel Ianzer, bageense que reside em São Paulo, e que foi escolhido pelos realizadores da feira que são a Secretaria de Cultura (SECULT), Secretaria de Educação e Formação Profissional (SMED), Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (SEMAPA), Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (DAEB), SENAC, SESI E SESC, Biblioteca Pública Dr. Otávio Santos, além de coletivos escritores de Bagé como o Movimento dos Escritores de Bagé (MEB), Grupo Cultura Sul, Grupo Poetas Livres, Academia Bageense de Letras. “A causa do escritor Manoel Ianzer é muito forte. É um ativista cultural que luta a partir de suas obras pelo tema da preservação do patrimônio; no caso, o rio Camaquã. Ele é engajado a essas lutas pela defesa ambiental, então veio ao encontro do tema da Feira do Livro que é ‘Memória, Patrimônio e Meio Ambiente’”, ressalta Anacarla.
A coordenadora de eventos frisa que a Feira do Livro terá uma programação diversificada, com inúmeras atividades para a população bageense. “Teremos relançamentos de livros; lançamentos de novas obras literárias; apresentação de peças de teatro; atrações circenses, apresentação de espetáculos de dança e de música; oficinas literárias. Contaremos também com a participação das universidades Urcamp, Unipampa, Ideau, Uergs, além de ações de todo o sistema S. Um dos focos também é possibilitar todo esse contato das crianças com as livrarias, os livreiros, oficinas e muito mais”, detalha Anacarla.
As atividades acontecerão do dia 20 a 24 de outubro das 9h às 21h.
Perfil do patrono
Manoel Francisco Madeira Ianzer (1948) é natural de Bagé, formado em Administração de Empresas e reside em São Paulo com a esposa e um casal de filhos. É autor de 14 livros de poesia lançados em mais de 40 anos de atividade na literatura.
Obras publicadas
Galhos secos ou floridos, 1980.
Amor ao amor, 1982.
Olimpíada da vida, 1985.
Portal da alma, 2007.
Mirem-se na alma, 2008.
No silêncio de nossas iras, 2009.
Sem ponto, 2010.
Painel do tempo, em parceria com Danielle Ianzer, 2011.
A internet tomou conta do Planeta Terra..., 2012.
Uma vida que segue, 2013.
Vibrar – O voo da borboleta, em parceria com Danielle Ianzer, 2016.
Essência do coração, 2017.
Rio Camaquã – um grito nas Palmas!, 2018.
BRASIL – Um grito de amor à Pátria!, 2019.
Texto originalmente elaborado em 18 de outubro de 2023.
Edição de número 25 terá como patrono o escritor Manoel Ianzer