O ginásio do Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão) foi sede na manhã desta quinta-feira (7) da solenidade de premiação das Olimpíadas Escolares do município de Bagé. As olimpíadas foram disputadas ao longo do ano pelas instituições escolares em sete modalidades específicas. Conforme o coordenador de educação física da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), Andriane Padilha, a competição desenvolvida com parceria do governo municipal com o Sesc-RS enfatiza o potencial do esporte como ferramenta educacional. “A partir do esporte, muitos valores são trabalhados para nossos alunos, tais como o companheirismo, a tolerância, o trabalho coletivo, entre outros”, detalhou.
Já a gerente do Sesc em Bagé, Liziane Mieres dos Santos, ressaltou que a parceria com o Município é fundamental para iniciativas educacionais e esportivas à juventude. “Os jogos escolares são muito importantes para a formação dos nossos jovens”, complementou.
Opinião que é compartilhada pela diretora-geral da Smed, Renata Oyarzabal. “Para nós do governo municipal o esporte é um instrumento para um caminho sadio e vitorioso a nossos jovens. Por isso, os nossos professores estão de parabéns por terem incentivado nossos estudantes a participarem dessa importante competição que premia não só os vencedores, mas todos que estiveram nas olimpíadas escolares”, afirmou.
Já o titular da pasta da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Rafael Fuca, a gestão realizada pela secretaria com a Smed, tendo a parceria do Sesc, proporciona que o esporte seja uma iniciativa de inclusão para que meninas e meninos possam desenvolver-se de forma saudável. “Essa parceria é muito importante e o governo Divaldo Lara possibilitou que hoje tenhamos um ginásio Militão totalmente revitalizado, o que oportuniza que as nossas crianças e jovens possam realizar as práticas esportivas de forma segura e com mais qualidade”, frisou o secretário Rafael Fuca