A noite de terça-feira, 9 de setembro, marcou o início das celebrações da Semana Farroupilha em Bagé com a leitura dramática de cenas do filme "Porongos". O evento, que contou com a presença dos atores Emílio Farias e Thiago Lacerda e do diretor Diego Müller, lotou o auditório do Palacete Pedro Osório e se destacou por seu caráter solidário. Graças à comunidade de Bagé, foram arrecadados um total de 300 litros de leite e 177 pacotes de fraldas geriátricas, que foram destinados à Vila Vicentina e à Fundação Geriátrica José e Auta Gomes.
Os donativos serão fundamentais para suprir as necessidades diárias das duas instituições, que abrigam um total de 108 idosos. “Além de fortalecer o cenário cultural com atividades relevantes para a população, também queremos cultivar uma cultura de solidariedade. Que nossas ações possam dar luz e visibilidade para aqueles que mais precisam”, destacou o Secretário de Cultura, Zeca Brito
O prefeito Luiz Fernando Mainardi valorizou o caráter solidário de diversas atividades recentes. "Temos fomentado a cultura e os eventos na nossa cidade, mas sem esquecer que cada atividade pode também pode ser revertida em contribuições a quem mais precisa."
Vila Vicentina
A Vila Vicentina, que atualmente abriga 58 idosas, tem um consumo diário de cerca de 70 litros de leite para os cafés da manhã e mingaus. Átila Machado Vinhas, diretor da Vila Vicentina, ressaltou a importância do apoio contínuo da comunidade. "Doar é bom para as nossas idosas, já que a gente vive dessas doações. A Vila depende disso para o nosso bom funcionamento", afirmou.
José e Auta Gomes
Na Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, que cuida de 50 idosos, o consumo de leite chega a 50 litros por dia. Ivellize Machado Chaves, da administração da fundação, destacou o impacto emocional das doações: "A gente se realiza em ajudar eles, que tanto fizeram. Alguns não têm, não recebem visita. Então, eles contam com a nossa ajuda, com o nosso cuidado, com a atenção da comunidade. Isso é muito importante, para tentar dar um pouco de qualidade de vida para eles", afirma.
Como doar
A Vila Vicentina e a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes recebem diariamente doações das 08h até às 18h e toda comunidade pode colaborar.