Na segunda-feira (8), no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, aconteceu a palestra “Conversando sobre autismo com Tânia Frasão”. A fisioterapeuta é proprietária do Centro de Reabilitação Vila Militar (Cervim), no Rio de Janeiro, com o esposo, Frederico Frazão. Ambos são proprietários da Vila Toscana, empreendimento que está localizado em Bagé.
A palestra contou com a presença de cerca de 50 pessoas entre profissionais da rede pública e privada das áreas de reabilitação física e intelectual no município, bem como representantes de entidades como Apae, Caminho da Luz e de Centros de Equoterapia, bem como autoridades locais.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Herondina Cavalheiro, destacou que o evento com Tânia Frasão foi muito produtivo, no sentido de auxiliar na implantação do Complexo de Reabilitação Física (CER III), que deverá ocorrer no início do próximo ano. “Foi muito positivo o evento, pois nos possibilitou que fosse explicado como é realizado o trabalho com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Cervim”, salientou Herondina Cavalheiro.
Em novembro, o prefeito Luiz Fernando Mainardi, acompanhado de Herondina Cavalheiro e da também coordenadora da Rede de Atenção em Fisioterapia, Rosemeri Barañano, estiveram no Cervim. A comitiva visitou as instalações e o modelo de atendimento multidisciplinar do centro, que atua em áreas como fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e equoterapia.
Além de conhecer a estrutura física do centro, que possibilitou observar as práticas que poderão inspirar melhorias nos serviços oferecidos pelo município de Bagé, também foi firmada a parceria para realização do evento, que ocorreu no dia 8.
O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, ressaltou que Bagé tem avançado muito na integração entre as redes de atenção à saúde e “Colaborações como essa nos ajudam a enxergar novas possibilidades e fortalecer as práticas locais”, pontuou o chefe do Executivo municipal.