A 27ª Feira do Livro de Bagé recebe neste sábado, 25 de outubro, o show de Vitor Ramil, um dos principais nomes da música popular brasileira. O cantor e compositor se apresenta na Praça de Esportes, às 21h.
Ao longo de sua trajetória, Vitor desenvolveu o conceito que denomina de “estética do frio”, uma forma de expressão que reflete a paisagem cultural, climática e simbólica do extremo sul.
Para o secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, receber o artista em Bagé é reconhecer um pertencimento cultural compartilhado. “Vitor Ramil é um dos maiores poetas nascidos no Rio Grande do Sul. Sua ‘estética do frio’ também é a estética do bioma pampa. Sua presença em Bagé é a celebração de nossos vínculos poéticos, de uma poesia que tem traduzido aquilo que somos”, destaca.
Sobre o artista
Compositor, letrista, cantor e escritor, Vitor Ramil lançou 11 álbuns ao longo de quatro décadas de carreira, entre eles Ramilonga – A estética do frio (1997), Longes (2004) e Campos Neutrais (2017), este último indicado ao Grammy Latino. É autor de novelas, ensaios e songbooks, e já teve suas canções gravadas por nomes como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Gal Costa, Kleiton e Kleidir, Fito Paez e Jorge Drexler. Entre prêmios, recebeu duas vezes o Prêmio da Música Brasileira e soma dezoito troféus Açorianos.