Bagé é destaque na educação com a premiação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde Ribeiro de Magalhães no Programa Alfabetiza Tchê, do Governo do Estado. A EMEF atingiu a nota 82,35 no Índice de Qualidade de Alfabetização. Nesta quarta-feira (2), a secretária municipal de Educação e Formação Profissional, Cáren Castencio, vai participar da solenidade de premiação, em Novo Hamburgo.
As EMEFs Teo Vaz Obino, Professor Peri Coronel, Dr. Telmo Candiota da Rosa e José Otávio Gonçalves fazem parte da relação de escolas apoiadas para alavancar o ensino. O Índice de Qualidade de Alfabetização é calculado a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul.
“Essa premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelos professores e pela equipe diretiva, que desempenharam um importante papel dentro desse projeto. Uma criança alfabetizada na idade certa é um aluno com melhor desenvoltura em todo seu percurso escolar. Conseguir esse índice indica que essas crianças terão um bom desempenho no futuro. Tudo isso porque nossos professores acreditam na educação. Queremos - e trabalhamos para - que todas as nossas outras escolas tenham o mesmo desempenho”, salienta a secretária municipal de Educação, Cáren Castencio.
O Programa Alfabetiza Tchê é uma ação do Governo do Estado desenvolvida a partir da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), iniciativa da aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann e Instituto Natura. O programa atua em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo. São beneficiados alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual.
O decreto que constitui o programa foi assinado em setembro de 2022, e busca a alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade regular, conforme a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização.