Nos primeiros dias de agosto, a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) notificou 13 empresas de telefonia e internet para a retirada da fiação aérea, em desuso, dos postes de energia.
Essa ação de ordenação da fiação aérea conta com o apoio dessas empresas que, antes do prazo estipulado para que iniciassem a retirada, já começou a intervenção nos postes. O objetivo do ordenamento busca promover a despoluição visual, além de garantir mais segurança para a população e preservação da infraestrutura urbana.
O titular da Seinfra, Edegar Franco, reitera que a retirada dos fios é um debate proposto pela pasta desde o início da gestão do prefeito Luiz Fernando Mainardi.
“Nós dividimos a cidade em 12 setores e repassamos às empresas para que fosse feita uma estratégia conjunta neste trabalho. Essa ação também envolveu o Ministério Público. Agora estamos trabalhando num estudo técnico preliminar e, consequentemente, a publicação de edital para contratar a empresa que fará a limpeza do excedente desses fios inertes que estão há muito tempo nas vias da cidade. Temos uma perspectiva de ser um trabalho longo, mas que possa atingir todo o município”, detalhou Edegar Franco.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi também comentou sobre a ação: “Queremos fazer uma limpeza geral, mantendo apenas os cabos que efetivamente estão em uso para prestação de serviços à população. O nosso compromisso é com a segurança; a organização e a beleza da nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo municipal.
