A partir de 2025, a EMEF Fundação Bidart será o novo centro de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Bagé. A mudança visa centralizar os alunos dessa modalidade em um único local, com o objetivo de melhorar o acesso à educação, reduzir a evasão escolar e oferecer melhores condições pedagógicas. Inicialmente, 120 alunos estão matriculados para a modalidade.
A secretária municipal de Educação, Caren Castencio, explicou que a criação da Escola Pólo é uma resposta aos desafios enfrentados pela EJA, como a alta evasão, especialmente durante o inverno. "Os alunos da EJA em sua maioria possuem rotinas de trabalho e responsabilidades familiares, o que dificulta a frequência escolar, especialmente à noite e no inverno. A centralização dos alunos no Bidart permitirá a otimização dos recursos e o oferecimento de mais apoio pedagógico", afirmou.
A mudança também tem como objetivo melhorar a logística do transporte destes alunos, que anteriormente apresentava custos elevados devido aos múltiplos trajetos de deslocamento. Com a centralização, serão criados roteiros específicos para cada grupo de alunos, garantindo maior eficiência e segurança no transporte.
Além disso, a nova estrutura da EMEF Bidart contará com recursos como biblioteca e laboratório de informática. Os alunos também terão apoio de quatro profissionais para orientação e apoio, como rodas de conversa e círculos de paz, com o intuito de fortalecer a motivação e auxiliar nas dificuldades dos estudantes.
A secretária ressaltou ainda a importância da proximidade com a Urcamp para os alunos. “Eles chegam em um ambiente universitário, jovens indo estudar, conversando. Para muitos, vindo da periferia, é a primeira vez que vivenciam esse tipo de cenário. A universidade na frente serve como uma motivação poderosa, mostrando aos alunos que seu esforço tem continuidade e que eles são valorizados, o que fortalece a vontade de continuar seus estudos", disse.
Transporte gratuito
O transporte escolar será realizado com roteiros definidos, saindo de pontos estratégicos, com base nas escolas de origem dos alunos e finalizando na EMEF Bidart.
- Alunos da EMEF Carlos Mário: O ônibus sairá da EMEF Mallet às 18h, passando pelo IFSul, pela EMEF Molina e, por último, pela EMEF Carlos Mário;
- Alunos da EMEF São Pedro: O transporte sairá da EMEF Creusa Giorgis, também às 18h, na esquina da Padaria Sol. O ônibus seguirá até a Terrasul, depois passará pela Fronteira Materiais de Construção e, por fim, chegará à EMEF São Pedro;
- Alunos da EMEF Miranda: O ônibus sairá da EMEF Antônio Sá às 18h, passando pela EMEI Análio, em frente ao Residencial Auxiliadora, em frente ao Bagé Tênis Clube, depois pela EMEF Miranda e, por fim, pelo Damé (Posto de Saúde);
- Alunos da EMEF João Severiano: O transporte sairá da EMEF Kalil A. Kalil às 18h, passando pela EMEF Gabriela Mistral, pela EMEF Téo Obino e, por último, pela EMEF João Severiano.
Com a centralização da EJA na EMEF Fundação Bidart, a Prefeitura busca garantir um ambiente mais acessível e estruturado para o aprendizado, atendendo às necessidades dos alunos e incentivando a continuidade de seus estudos