A ferramenta realiza o mapeamento dos dados do turismo no município
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) lançou o segundo boletim do ‘Observatório do Turismo de Bagé’ (OTB). O documento deste mês, além de reunir dados sobre o setor turístico do município e trazer o comparativo com outras regiões do estado, comemora o reconhecimento de Bagé pelo Ministério do Turismo (MTur), como ‘Município Turístico’.O OTB, lançado em agosto através do boletim 001, é uma ferramenta voltada à coleta, análise e disseminação de dados sobre o setor turístico de Bagé e região, que podem ser usadas no planejamento e desenvolvimento do turismo local e regional.
Para a idealizadora do projeto, Elisabeth Drumm, a edição marca o reconhecimento de Bagé como Município Turístico, mas também evidencia a necessidade do município avançar na análise das dimensões e critérios definidos pelo MTur e IPEA para melhorar os demais indicadores.
De acordo com a titular da Setur, Elidiane Lobato, a segunda edição do OTB é especial por reunir os dados que elevaram Bagé no painel de categorização dos municípios. “Conseguimos, nesta edição, visualizar e documentar os indicadores que contribuíram para nosso reconhecimento como Município Turístico pelo MTur. Nos destacamos em segurança, conectividade à internet, governança, estrutura econômica, infraestrutura de transporte e serviços turísticos e, agora, vamos continuar trabalhando para manter os índices destes indicadores e melhorarmos nas demais variáveis para fortalecer Bagé cada vez mais no tema, pois a nova classificação atrai maior visibilidade à cidade e aumenta a responsabilidade do poder público em garantir recursos para o setor”, pontuou.
No boletim 002, através de infográficos, é possível conferir a nova metodologia de categorização e os indicadores analisados pelo MTur para classificar as cidades do país, que passou a considerar 70 variáveis, divididas em 10 dimensões que refletem com maior precisão a realidade turística. Esta edição traz também o comparativo com outras cidades da região do Pampa Gaúcho, da Costa Doce e da Serra Gaúcha.
O segundo boletim do Observatório pode ser conferido através do link: https://www.bage.rs.gov.br/unidades-administrativas/setur-1/observatorio-do-turismo