Acontece neste sábado, a ação nacional do Dia D para imunização. A iniciativa busca o resgate da cobertura vacinal para crianças, adolescentes e adultos que tenham perdido alguma das imunizações necessárias. A ação ocorre das 10h às 17h nas unidades de referência em saúde de Bagé que não fecharão ao meio-dia. Uma unidade móvel estará instalada na praça Silveira Martins (Coreto) à disposição da comunidade.
A coordenadora de imunizações do Município, Dina Maria dos Santos, explica que a ação é importante porque ela é proposta pelo Ministério da Saúde como forma de ofertar todas as vacinas, em um dia exclusivo para imunização. “Por isso pedimos que levem as carteirinhas de vacina e, com isso, possamos fazer um resgate daquelas crianças que, por ventura, adoeceram ou, durante a pandemia, tinham a idade e perderam as vacinas”, explica a coordenadora.
Conforme Dina, é importante para que as pessoas façam doses da meningocócica ACWY, disponível para adolescentes de 11 a 14 anos, somente nesta faixa etária. Vacina para HPV para a faixa etária que vai de 9 a 19 anos. Assim como para resgate da cobertura vacinal para adultos que perderam alguma das imunizações que deveriam fazer. “Convocamos a população a participar dessa ação, pois é a hora de colocar a cobertura vacinal em dia”, declara a coordenadora.
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que as pessoas que forem buscar a vacinação nas unidades de referência ou na móvel, deverão levar a carteira de vacinação e documento de CPF.
As unidades que estarão abertas para vacinação neste sábado das 10h até às 17h:
Floresta
Caic
Centro Social Urbano
Castro Alves
Arvorezinha
Passo das Pedras
Vila Gaúcha
Centro de Referência Materno Infantil Camilo Gomes
Sá Monmany
Unidade Móvel na praça Silveira Martins (Coreto)