Com extensa programação realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, a Semana Farroupilha teve o ápice na manhã desta quarta-feira, quando ocorreu o tradicional desfile de cavalarianos em homenagem ao 20 de setembro.
Quase 2000 cavalarianos desfilaram pelas avenidas Tupy Silveira e Sete de Setembro, divididos em 34 entidades tradicionalistas. Este ano, em acordo com a 18ª Região Tradicionalista, o desfile foi solidário e foram feitas arrecadações de itens para as cidades que sofreram com enchentes ocorridas nos últimos dias no Rio Grande do Sul, especialmente em Muçum e Roca Sales.
O público esteve presente em bom número nas 15 quadras por onde passaram os cavalarianos, principalmente nas centrais. Com trajes típicos ou não, aplaudiram a passagem dos homens, mulheres e crianças que integraram o evento.
“Um desfile histórico por ser solidário. Além de cultuarmos as tradições, também fomos solidários com os gaúchos que perderam tudo", declarou o prefeito Divaldo Lara, que também integrou uma das entidades e desceu as ruas tradicionais.