Teve início na manhã desta quarta-feira (9), no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RC Mec), o curso de poda promovido pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa). Nesta primeira etapa, voltada exclusivamente para os militares, a capacitação teve foco teórico e abordou as práticas corretas de manejo da arborização urbana.
Durante o curso, os participantes receberam instruções sobre os tipos de poda, os períodos mais adequados para sua realização, técnicas seguras de corte e informações sobre a legislação ambiental vigente.
De acordo com o biólogo Rodrigo Kanaan, responsável pela capacitação, o objetivo da formação é orientar sobre as técnicas corretas de poda e promover a consciência ambiental. “Uma poda feita de forma inadequada pode causar danos irreversíveis à árvore e até representar riscos para a população”, explica.
O secretário de Meio Ambiente, Jeferson Andrade, reforça que, além de trazer prejuízos ambientais, a poda incorreta é considerada crime ambiental e pode resultar em multa prevista em lei. “Com esse curso, a Semapa busca reduzir esse tipo de ocorrência, promovendo o manejo responsável das árvores em áreas urbanas”, destacou.
A capacitação com os militares continua nesta quinta-feira (10), com a realização da etapa prática e a avaliação das árvores localizadas no 3º RC Mec.
A próxima etapa do curso será aberta ao público e ocorre nos dias 14 e 15 de abril. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da Semapa.