Em breve o Arquivo Público Municipal contará com nova direção. O nome da nova responsável pelo local será o da rio-grandina Cristiane Devos, 51 anos, formada em Arquivologia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e com especialização em Arquivo, Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e também em Perícia em Documentos Digitais Forenses. A profissional é funcionária efetiva na Prefeitura de Bagé no cargo de arquivista desde 2022.
A nova titular do espaço dedicado a guardar grande parte da história cidade de Bagé, e ser um dos maiores do Rio Grande do Sul, foi convidada para o cargo pela formação e dedicação com ao local que recebe muitos pesquisadores por mês.
“Queremos realizar a implantação da Gestão Documental na Prefeitura, já que o Arquivo Público é o órgão central do Sistema Municipal de Arquivos e tem como prerrogativa coordenar e implantar essa função”, falou Cristiane sobre os objetivos para os próximos meses. “Também queremos divulgar a história da cidade através dos nossos documentos administrativos e doados pelas famílias, promovendo eventos de cunho histórico e educativo, demonstrando para a comunidade a importância da conscientização da preservação da cultura através dos documentos”, concluiu.
Atualmente, o Arquivo está no processo de criação do plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade que são instrumentos essenciais para diminuir o acúmulo de documentos.