O CRAS Ivo Ferronato deu início, no dia 13 de abril, às atividades do Grupo de Artesanato 2026, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da autoestima, do protagonismo e da autonomia das mulheres da comunidade.
O projeto tem como proposta criar um espaço de convivência, escuta e troca de experiências, promovendo vínculos e apoio mútuo entre as participantes. Além disso, o grupo busca desenvolver habilidades manuais por meio de diferentes técnicas de artesanato, incentivando também alternativas de geração de renda.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Marlon Monteiro, a iniciativa reforça o papel social do CRAS junto à comunidade.
“Esse tipo de ação vai além da atividade em si. É um espaço de acolhimento, de fortalecimento de vínculos e de valorização das mulheres. Nosso objetivo é ampliar oportunidades e promover mais qualidade de vida para as famílias atendidas.”
A assistente social do CRAS Ivo Ferronato, Triciana Englet, destaca a importância do grupo como ferramenta de transformação social.
“O grupo foi pensado com muito carinho para que as participantes se sintam acolhidas e fortalecidas. É um espaço de escuta, de troca e também de construção de autonomia, onde cada mulher pode desenvolver suas habilidades e reconhecer seu potencial.”
Já a coordenadora do centro, Delisane Lessa Goulart, enfatiza o envolvimento da própria comunidade nas atividades.
“Temos instrutoras que são da comunidade e que já passaram por experiências semelhantes dentro do CRAS. Isso fortalece o vínculo e mostra que é possível aprender, evoluir e também compartilhar conhecimento com outras mulheres.”
Os encontros acontecem semanalmente, sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h, nas dependências do CRAS. O próximo encontro está marcado para o dia 27 de abril.