Atividade aconteceu na Coxilha das Flores
Com o tema do controle de carrapato bovino, aconteceu no dia 3 de dezembro, um workshop promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé (Comder). A atividade contou com apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).
O encontro aconteceu na localidade Coxilha das Flores e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e pesquisadores. A primeira atividade ocorreu às 9h, com palestras de José Reck Júnior (IPVDF), que apresentou os “10 passos para o manejo do carrapato bovino”, e Cláudia Gomes (Embrapa Pecuária Sul), abordando métodos alternativos de controle.
Após um almoço que contou com apoio do Fundesa, foi realizada palestra da representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Nathalia Bidone, que apresentou o inquérito de prevalência da multirresistência a carrapaticidas no RS. Em seguida, ocorreu a parte prática na propriedade de Mara Regina Furich, com avaliação da infestação do rebanho, coleta de carrapatos para exame de biocarrapaticidograma e demonstração das formas corretas de aplicação de produtos carrapaticidas.
A atual presidente do Comder, Giovana Tagliari Evangelista, que também atua como médica veterinária na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Bagé, destacou a relevância da iniciativa: “O carrapato é um problema que exige conhecimento técnico e união entre produtores e instituições. Este evento é um passo importante para fortalecer estratégias de controle e melhorar a produtividade da pecuária na região”, salientou.
A ação reforçou a importância da integração entre órgãos públicos, profissionais e produtores para enfrentar um desafio que impacta diretamente a pecuária gaúcha.