Desafio é manter números positivos de agosto
A campanha de coleta de sangue do mês de setembro está confirmada para ocorrer no dia 27. O objetivo da iniciativa solidária é manter os números positivos da ação realizada no dia 30 de agosto, quando todas as 100 fichas foram entregues para doadores.
A meta agora, conforme o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, é manter a adesão contínua da população às campanhas mensais. “É muito importante que se torne um hábito da população o ato de doar sangue. Dessa forma, manteremos os estoques em um bom volume. O ato de doar sangue é uma ação rápida e simples, mas faz a diferença para a saúde de muitas pessoas”, frisa o titular da Saúde.
Vale lembrar que nos meses anteriores a agosto houve queda na obtenção de bolsas de sangue, o que impactou negativamente no estoque. Condição que pode afetar em diversos procedimentos de saúde que são feitos.
As campanhas de coleta de sangue ocorrem sempre no último sábado de cada mês, no Hospital Universitário da Urcamp – Dr. Mário Araújo. Sempre são distribuídas 100 fichas para doação. No turno da manhã, das 8h até às 11h30min, 60 fichas são repassadas. Já à tarde, mais 40 fichas são disponibilizadas, das 13h30min até às 15h.
A ação solidária é uma realização da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Hospital Universitário da Urcamp – Dr. Mário Araújo, com apoio do Hospital da Santa Casa de Caridade de Bagé e clubes de Rotary.