Ocorreu na sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé, no dia 7, reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé (Comder). A reunião foi presidida pela médica veterinária, Giovana Tagliari Evangelista, representante da Inspetoria de Defesa Agropécuária de Bagé - SEAPI, com a participação da secretária do Comder, Luciane Foggiato, da Emater-Bagé e demais integrantes do Conselho. Pelo Executivo municipal, participaram os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Bagé, Emerson Goulart Menezes e Margarete Alves Franco da Fonseca.
A pauta principal abordou os desafios persistentes no controle do carrapato bovino, com a contribuição técnica da pesquisadora Cláudia Gomes, da Embrapa Pecuária Sul. Foram discutidas estratégias integradas de manejo, a necessidade de capacitação de técnicos e produtores, e a proposta de realização de um workshop e dia de campo na região das Palmas, prevista para a última semana de novembro, visando ações práticas e educativas.
Programa Terra Forte RS
Outro assunto debatido na reunião foi o Programa Terra Forte RS, iniciativa estadual que beneficiará 27 produtores familiares em Bagé com recursos para a recuperação de solos, além de ações socioambientais. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, as inscrições iniciaram em 17 de setembro e encerram em 17 de outubro, sendo realizadas exclusivamente mediante agendamento na Emater de Bagé. A reunião extraordinária para seleção dos beneficiários está marcada para o dia 21 de outubro.
“Também foram debatidas questões como a situação das estradas rurais, a construção de açudes para pequenos produtores, e projetos de poços artesianos, reforçando a importância da transparência na aplicação de recursos e da viabilidade técnica dos projetos”, detalha Giovana Tagliari Evangelista, que agradece a participação de todos os representantes de instituições que integram o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé.