Redução de bolsas de sangue O negativo e A negativo, ação deste dia 27 visa manter adesão da população bageense
Com estoque crítico de sangue dos tipos O negativo e A negativo, acontece neste sábado (27), no Hospital Universitário da Urcamp – Dr. Mário Araújo, a campanha deste mês de setembro da doação de sangue.
A ação é uma realização da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), com apoio do Hospital da Santa Casa de Caridade e os clubes de Rotary da cidade.
Segundo a assistente social do Hemopel, Márcia Lages, a comunidade bajeense precisa manter as campanhas de doação de sangue como uma rotina, visto que ocorre uma oscilação no estoque. “Tivemos, por exemplo, uma queda drástica nas bolsas de tipo O negativo e A negativo. Dos outros tipos, no momento, conseguimos atender a demanda. Então pedimos que a população compareça ao Hospital Universitário para que possamos sair dessa condição”, destaca Márcia
Ela também menciona a importância de se manter uma contínua adesão da população às campanhas mensais, obtendo uma boa quantidade de registros de doadores. “Gostaria de agradecer a solidariedade de cada um que compareceu e contribuiu para o sucesso da campanha do mês de agosto, onde foi alcançado o objetivo de 100 doadores”, afirma Márcia Lages que convoca a população: “Reforço aqui o convite. A doação de sangue é um gesto simples de ser feito; a pessoa necessita ter ali uma disponibilidade de aproximadamente 40 minutos. É seguro doar sangue e tem um impacto imenso na vida de todas aquelas pessoas que estão necessitando”, pondera Márcia Lages.
Quem também convoca a participação da população na próxima campanha de doação de sangue é o secretário de Saúde, Gilson Machado. “É fundamental que a comunidade possa aderir às campanhas mensais de coleta de sangue. Precisamos ter um estoque permanentemente em bom volume. Tivemos alguns meses com redução no estoque. Após a retomada de um bom número de doadores em agosto, queremos manter esse envolvimento da população com essa causa que é tão nobre e impacta diretamente para a saúde de muitas pessoas”, ressalta o secretário de Saúde, Gilson Machado.
No sábado, serão repassadas 100 fichas. As primeiras 60 fichas estarão disponíveis das 8h até as 11h30min. À tarde, as outras 40 fichas serão disponibilizadas no período das 13h30min até às 15h.