As comemorações de 20 anos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) chegaram à Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé, com exposição “20 ANOS de Unipampa, a Presença que Transforma”, que celebrou a trajetória da Universidade e sua influência no desenvolvimento de Bagé e da região. A mostra, promovida pela Prefeitura de Bagé por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e em parceria com a Associação dos Amigos do Instituto Municipal de Belas Artes (Amimba), esteve aberta ao público nesta sexta-feira, 1º de agosto, das 9h às 18h.
Para a valorização das artes visuais na cidade, a Secretaria de Cultura adquiriu novos expositores com fundo preto para a Casa de Cultura, que já foram utilizados na referida exposição. Os equipamentos, que substituirão outros utilizados por mais de 20 anos, farão parte do acervo permanente da instituição.
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, destacou a importância da parceria entre a universidade e o município. "Hoje é um marco histórico, porque quando uma cidade valoriza a educação, valoriza o seu passado, ela com certeza planeja e constrói o seu futuro", afirmou.
Para o secretário de Cultura, Zeca Brito, a mostra representou a união de forças em prol do desenvolvimento regional. "Defender a universidade, salvaguardar a memória do desenvolvimento e celebrar uma conquista histórica do Pampa Gaúcho é papel da cultura", disse.