A noite de sábado, (24), foi marcada pela primeira edição do ano do Carnaval no Tempo das Marchinhas, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, e pela escolha da Corte do Carnaval 2026 de Bagé. Cerca de 6 mil foliões compareceram ao evento, animado pela Orquestra Rubens Veiga, com as tradicionais marchinhas de carnaval.
O evento é organizado e realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Pró-Santa Thereza e a Associação de Amigos do Imba (Amimba), e contou com o apoio de diversas secretarias municipais.
Para o secretário de Cultura, Zeca Brito, o Carnaval no Tempo das Marchinhas foi um sucesso. “Nosso primeiro baile foi um grande sucesso, com o resgate da tradição da Corte do Carnaval de Bagé, uma festa familiar e, ao mesmo tempo, comunitária. Nossa população está de parabéns pela forma pacífica e ordeira como a festa aconteceu”, pontuou.
Com alegria, diversão e samba no pé, o público se divertiu até a divulgação do resultado do concurso da Corte do Carnaval, realizado em parceria com a Liga Bageense das Escolas de Samba (Libes). Integraram a mesa avaliadora Nilce Fran (vice-presidente da Portela); Lorena Lopes (diretora da Portela); Zaida Valentim (pianista bageense e professora); Gabriella Meindrad (Conselheira Estadual de Cultura) e Ruben Oliveira (Coordenador Estadual de Cultura), que avaliaram os 39 concorrentes em itens como samba, desenvoltura, simpatia e beleza.
Foram escolhidas as rainhas e princesas nas categorias mirim, juvenil, adulto e maturidade, além do Rei Momo nas categorias infantil e adulto. A Rainha da Diversidade foi reconduzida ao cargo.
Confira a Corte do Carnaval 2026 de Bagé
Rainha Mirim
Wanyffer Resende Carvalho – Bloco Nego Guia
Princesa Mirim
Aruna Resende da Fontoura – Bloco Nego Guia
Rainha Juvenil
Alice da Silva Conde – Galo Caixeiro do Meio Dia
Princesa Juvenil
Luana Soares Ximendes – Bloco Folia do Getúlio
Rainha Adulta
Bionda Madeira Sagaz – Bloco Nego Guia
Princesa Adulta
Maria Eduarda Marques Soares – Galo Caixeiro do Meio Dia
Rainha Maturidade
Maria Cristina Pereira Soares – Orquestra Rubens Veiga
Princesa Maturidade
Vera Lúcia da Silva Teixeira – Bloco Burlesco Se Cola Colou
Rei Momo Infantil
Bernardo Ferreira Rodrigues – Bloco Nego Guia
Rei Momo Adulto
Pedro Kaiser Franco – Bloco Burlesco Se Cola Colou
Rainha da Diversidade
Klay Saraiva
Homenagem
Durante o evento, o secretário de Cultura, Zeca Brito, realizou a entrega do troféu “São Sebastião” a Nilce Fran, vice-presidente da Portela e jurada do concurso. São Sebastião é padroeiro de Bagé, do Rio de Janeiro e da própria escola de samba Portela, que levará para a avenida um enredo que trata do mistério do Príncipe de Bará, reforçando a importância de Custódio, que viveu em Bagé, como símbolo de resistência e ancestralidade.
A próxima edição do Carnaval no Tempo das Marchinhas, em Santa Thereza, acontece no próximo sábado, (31), às 20h.