O sábado (22) foi de muita alegria, descontração e samba na praça Silveira Martins. Dentro da programação oficial do Carnaval 2025, o Samba na Praça reuniu centenas de pessoas que cantaram e dançaram ao som do grupo Mesa de Bar e também com o ensaio aberto da Liga Bageense de Escolas de Samba (Libes).
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, o Samba na Praça é um evento que tem o caráter de preservar a cultura popular do carnaval a toda a população. “Além disso, o grupo Mesa de Bar também tem essa força de ser um patrimônio de Bagé, como a Libes, e o próprio Edegar Muza que tanto fez e ainda faz pela memória do carnaval e a cultura de Bagé. Eventos como o de hoje tem essa grande importância cultural”, declara o gestor da pasta.
Importância que também é ressaltada pela cantora Lorena Vieira, que junto ao Mesa de Bar, apresentou diversos clássicos do samba. “Faz 30 anos que estou em Bagé atuando na música e na área da Psicologia. Posso garantir que o samba e o carnaval trazem alegria e prazer de viver. A comunidade de Bagé estava muito carente e com a gestão do Zeca Brito, pelo seu amor e potencial na área da cultura, já se nota essa movimentação de muita alegria para a cidade”, aponta a cantora.
Participante há anos da festa popular, Neuza Costa, saúda eventos como o Samba na Praça. “É muito positivo para toda a população atividades como essa. Eu sempre participei das edições do Samba na Praça. O carnaval faz muito bem para a gente, eu amo essa festa”, enfatiza Neuza.
Os eventos da programação do Carnaval 2025 prosseguem neste domingo com o desfile Carnaval dos Gigantes e a Orquestra Rubens Veiga. A atividade tem previsão de iniciar às 17h, com concentração na avenida Sete de Setembro, entre as ruas Carlos Mangabeira e a Melanie Granier.