Bastante identificada com a educação por ser professora e atuar há mais de 25 anos na área, a vereadora reeleita Cáren Castêncio assumiu a Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), pasta em que já atuou anteriormente. A nova titular elenca como principais palavras que devem nortear sua gestão a ética, moralidade e legalidade.
Nestes primeiros dias, Cáren conta que se concentrou em organizar a estrutura técnica e organizacional da Secretaria, reajustando as equipes de trabalho. Além disso, já visitou a maioria das mais de 60 escolas municipais com o objetivo de ver in loco a situação de cada uma. “Estamos identificando diversos problemas estruturais e de infraestrutura, trabalhando intensamente para solucioná-los. Em especial das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS), que retornam às aulas primeiro”, explicou.
A secretária também já realizou encontro com os diretores para apresentação da equipe e alinhamento do trabalho.
Entre os principais desafios encontrados, Cáren destaca a situação do transporte escolar como um dos mais urgentes problemas a serem solucionados. “Hoje não temos transporte escolar para o início do ano letivo e estamos trabalhando para reverter essa situação”, garantiu.
“Nossa principal meta é melhorar nossa educação e devolver aos nossos profissionais uma melhor valorização, transformando vidas”, finalizou, destacando que está trabalhando de doze a dezesseis horas por dia para reestruturar a pasta.