A Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos completa 92 anos em novembro. No dia 25 de novembro, será realizada uma confraternização especial para marcar a data. O encontro será aberto ao público, às 15h30, com música ao vivo. O evento é realizado pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Associação dos Amigos da Biblioteca.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi reforça a importância do espaço para a identidade cultural de Bagé. “Celebrar os 92 anos da nossa Biblioteca Pública é reconhecer o valor da leitura e da cultura. Por isso, parabéns à equipe, à Associação dos Amigos e a toda a comunidade que mantém esse lugar vivo e necessário no dia a dia dos bageenses”, afirmou.
“A Biblioteca Pública é um espaço de resistência cultural, além de guardar o acervo da biblioteca infantil Tia Leda, que foi cruelmente fechada anos atrás, ela guarda a literatura produzida na cidade, além de um acervo de conhecimento riquíssimo para a comunidade”, destaca o secretário de Cultura, Zeca Brito.
Sobre a biblioteca
No dia 25 de novembro de 1933, na sede do Jornal “O Dever”, um grupo de bajeenses liderados pelo advogado Dr. Otávio Santos, fundou a Biblioteca Municipal. Sua primeira sede foi na sede do próprio jornal, na Rua General Sampaio, em frente ao Coreto Municipal.
Atualmente, além da leitura e da pesquisa local, são desenvolvidas atividades com o objetivo de atrair a comunidade de todas as faixas etárias, proporcionando palestras, filmes, teatro e oficinas de teatro, torneios de xadrez, projetos de extensão desenvolvidos pelas Universidades da cidade, lançamentos de livros, visitas guiadas para alunos de escolas e grupos de idosos e interessados, e, empréstimo de material a domicílio.
Em seu acervo, a Biblioteca possui revistas, jornais da cidade e estado, acervo em Braile, CD’S, DVD’S e áudio livros. O acervo de livros conta com, aproximadamente, 55 mil exemplares. Em todas as suas atividades, a instituição conta com apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca.
“Temos livros de assuntos, em geral, de todas as áreas do conhecimento, sendo que os mais procurados para empréstimo e leitura são os livros de literatura (romances, contos , crônicas e poesias), biografias, auto ajuda, literatura espírita e espiritismo”, ressalta a direta da Biblioteca, Nelci Jeismann.