Este mês é marcado pela campanha brasileira alusiva à saúde mental, denominada ‘Janeiro Branco’. Em Bagé, a coordenação de saúde mental prepara diversas atividades para tratar de assuntos correlatos.
Estão previstas para ocorrer durante todo o mês rodas de conversas junto à atenção básica, chamadas de ‘café com a psicóloga’, divididas em 5 encontros com a presença da equipe técnica do SUS para discutir temas como ansiedade, depressão, transtornos de humor, personalidade e neurodesenvolvimento, a partir da parceria com saúde nutricional e saúde física, junto dos profissionais das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS).
Também serão distribuídos informativos referentes ao janeiro branco em postos de saúde e demais secretarias do município e, haverá passeio guiado com residentes e usuários das oficinas terapêuticas do CAPS-II.
Ainda serão apresentados novos profissionais como psicólogos, nutricionistas e acompanhantes terapêuticos que trabalharão diretamente com políticas públicas voltadas à saúde mental da população de Bagé.
A apresentação de um projeto de clínica ampliada, especializada em saúde mental, para atendimento à população com queixas leves à moderadas de transtornos mentais será feita, na intenção de reduzir as listas de espera por atendimento, tais como os CAPS de referência do município.