O município de Bagé representou o Brasil na 64ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, considerado o mais antigo e relevante evento cinematográfico da América Latina. A cidade foi o único município do Rio Grande do Sul oficialmente convidado para o festival, que reuniu realizadores e gestores culturais de toda a América Latina.
O secretário municipal de Cultura de Bagé, Zeca Brito, participou de quatro atividades com foco em investidores culturais e produtores audiovisuais de diversos países. Também integrou a programação a secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araújo, que dividiu mesa com Brito em um dos encontros, com mediação do cineasta colombiano Juan Zapata.
A presença de Bagé no evento marcou uma nova fase de internacionalização do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, criado há 16 anos na cidade. “Cartagena é a maior vitrine do cinema ibero-americano e oferece uma rede de circulação de conteúdos que fortalecem economias locais. Cultura, audiovisual e patrimônio são ativos estratégicos na promoção de destinos”, afirmou Zeca Brito.
Bagé foi apresentada como cidade histórica e estratégica para o cinema, com destaque para o seu festival, único no Estado a promover uma mostra competitiva dedicada a produções latinas e ibero-americanas. O bioma Pampa foi incluído como cenário de valor cinematográfico, com potencial para atrair produções e investimentos internacionais.
Nos dias 4 e 5 de abril, Brito compôs mesas sobre o papel do audiovisual na promoção turística e sobre as Film Commissions, com foco na relação entre o setor audiovisual e o desenvolvimento sustentável de destinos. O secretário destacou o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da cidade, além de apresentar políticas locais voltadas à atração de produções audiovisuais.
A programação contou ainda com encontros de representantes de comissões fílmicas da América Latina, nos quais foram debatidas estratégias de incentivo a filmagens, serviços públicos voltados ao setor e mecanismos de promoção internacional por meio do cinema.
Como resultado direto da participação no festival, Bagé receberá, entre os dias 23 e 27 de abril, a visita da diretora institucional do Festival de Cartagena, Gisela Perez. Ela virá ao município como jurada oficial do Festival da Fronteira, fortalecendo a parceria entre os eventos e posicionando Bagé no circuito internacional do cinema.