Município também obteve distinção por eliminação da transmissão vertical da sífilis e/ou hepatite B
O município de Bagé recebeu, nesta quarta-feira (3), o reconhecimento do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical de HIV, de sífilis e/ou hepatite B (da mãe para o bebê). A entrega das distinções ocorreu no evento de entrega da Certificação Subnacional da Eliminação da Transmissão Vertical, realizada no Auditório Pedro Calmon, em Brasília (DF), com a presença do ministro Alexandre Padilha.
A representação de Bagé contou com a presença do titular da pasta da Saúde, Gilson Machado, e integrantes da Estratégia Saúde da Família e Atenção Especializada da Secretaria.
De acordo com Machado, Bagé recebeu a placa com a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Ouro de boas práticas para eliminação da transmissão vertical da sífilis e/ou da hepatite B.
“Esse é o reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho desenvolvido pela Atenção Primária, Serviço de Atenção Integral à Sexualidade, Maternidade da Santa Casa de Bagé em parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde”, destacou Gilson Machado.
Bagé foi um dos 59 municípios de sete estados que foram reconhecidos no evento nacional. A ação integra a programação do “Dezembro Vermelho” – campanha que destaca a conscientização sobre HIV e aids. A certificação é etapa fundamental da estratégia nacional para alcançar metas de eliminação de infecções e doenças como problemas de saúde pública.