A Prefeitura de Bagé, por meio da Defesa Civil Municipal, informa que estão sendo instalados no município três pluviômetros automáticos. Os equipamentos são instalados e monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é monitorar os índices de precipitação da região.
Os equipamentos não têm custo para o Município, já que fazem parte de um Programa do Cemaden. Os dados coletados em todas as regiões do país farão parte de um banco de dados que será compartilhado com vários órgãos. A única responsabilidade da Defesa Civil Municipal será a da limpeza dos equipamentos e garantir a segurança dos mesmos. Os dados das precipitações são obtidos via sinal de internet de forma automática.
Em Bagé, os locais indicados para a instalação dos pluviômetros são o Centro Administrativo, a Barragem do Piraí e a ETA. A Sanga Rasa e a Barragem da Arvorezinha serão os próximos locais a receber os equipamentos.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Héctor Bastide, explica que os pluviômetros automáticos são importantes, por exemplo, para o Município decretar situação de emergência ou calamidade, seja devido à estiagem ou à chuva intensa. Já que até o momento, a Defesa Civil utiliza os relatórios produzidos pela Emater para elaborar os decretos.