A cidade de Bagé recebe até a próxima quinta-feira, dia 27, um mutirão para realização de exames de espirometria. O exame é voltado para o diagnóstico de doenças pulmonares e está ocorrendo em duas salas do ginásio Corujão, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência (SMS), Urcamp e a empresa Boehringer Ingelheim, pelo programa Abraçar a Vida, que realiza as avaliações.
Pelo mutirão foram agendados via PAM-1 um total de 200 exames. O objetivo é a redução da fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS); sem precisar que os exames sejam feitos em outra cidade.
A técnica de espirometria, Aline Lopes de Souza, informa que a partir do diagnóstico de casos mais graves, os pacientes são encaminhados com consultas marcadas com médicas pneumologistas do PAM-1. Os demais recebem o resultado no PAM-1 e são encaminhados para consulta médica e, posteriormente, retiram a medicação necessária para tratamento na Farmácia Central. “A espirometria vai avaliar a função pulmonar dos pacientes com base na respiração. Trata-se de um exame de padrão ouro para doenças como a Doença pulmonar Crônica (DPOC) que permite uma classificação de leve à grave. É um exame simples, mas de resultados importantes”, afirma Aline.