Nesta quarta-feira (12), o prefeito Luiz Fernando Mainardi participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece ao longo desta semana, em Brasília. O evento abordou a promoção da integração entre os municípios de fronteira do Brasil, ocasião em que Mainardi participou da mesa “Cidades de Fronteira e Integração Sul-Americana”, compartilhando os desafios enfrentados em Bagé.
“A cooperação com nossos vizinhos e com o Mercosul é um tema que venho defendendo como solução para problemas comuns e uma oportunidade para explorarmos, juntos, nosso potencial econômico e social. Na Assembleia Legislativa atuei na Comissão do Mercosul, onde realizamos diversas agendas de intercâmbio e de fortalecimento das relações de fronteira entre RS e Uruguai”, salientou o prefeito.
Mais de 20 mil prefeitos e gestores municipais participam do encontro que tem como objetivo aproximar as prefeituras dos programas federais. Em entrevista para a Agência Brasil, Mainardi também destacou a necessidade de melhorar os índices de desenvolvimento humano nos municípios de fronteira: “Nós temos um conjunto de exigências de investimentos e de compensações porque, ao longo da nossa história, nós fomos pensados para a segurança nacional, não do ponto de vista do desenvolvimento. É tanto assim que os municípios de fronteira são, em regra, os que têm os menores índices de desenvolvimento humano e mais baixos índices de emprego comparativamente a outras regiões”, afirmou.
Além do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, Luiz Fernando Mainardi participou de outras agendas. No Quartel-General do Exército, nesta terça-feira (11), se reuniu com o Diretor de Obras de Cooperação, o General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes, para tratar da obra da Barragem da Arvorezinha.