A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade (SEMPPMulher) representará Bagé na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorre de 12 a 14 de setembro em Porto Alegre.
Após dez anos sem a realização do encontro, a conferência estadual retoma com a participação de Bagé de forma plena. A secretária de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade, Patrícia Alves, destacou que o município conseguiu se adequar às exigências da Conferência Nacional, que incluem critérios de proporcionalidade de representação entre poder executivo, sociedade civil, mulheres negras, não negras, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. “Conseguimos garantir que Bagé estivesse apta, o que não ocorreu com muitos municípios. Isso nos deixa muito tranquilos e confiantes para concorrer a vagas na etapa nacional”, ressaltou.
O reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Bagé será evidenciado também durante a programação do evento. No sábado (13), a secretária participará do painel "Políticas públicas para mulheres nos municípios e a agenda 2030", com representante nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compartilhando as políticas públicas implementadas em Bagé e as iniciativas previstas até os próximos cinco anos. Apenas Bagé e mais um município do estado foram convidados para essa participação.
Para Patrícia Alves, o convite é motivo de orgulho e sinal de que as ações locais têm se tornado referência. “Ainda que estejamos em processo de construção e já servimos de exemplo para outros municípios. Esse reconhecimento nos deixa muito felizes e motivados a seguir avançando”, afirmou.