O fortalecimento dos vínculos entre as duas cidades permitirá o intercâmbio de atividades
Bagé receberá, amanhã (30) e sexta-feira (31), uma comitiva da cidade de Rocha, no Uruguai, para firmar um acordo de cooperação que possibilitará, além do processo de irmanamento, o intercâmbio de atividades turísticas e culturais entre os municípios, priorizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante o encontro, também serão discutidos os roteiros turísticos desenvolvidos em parceria, que incluem as duas cidades. São eles: Rota Binacional das Fortificações do Sul (Forte de São Miguel, Fortaleza de Santa Teresa e Forte de Santa Tecla em Bagé) e Rota Binacional das Guerras e Revoluções na região de fronteira entre Brasil e Uruguai.
A delegação da Unidade de Cooperação Internacional de Rocha (Centro Unitec) visitará em Bagé o Centro Histórico (zona urbana), a Hidráulica e a área do Forte Santa Tecla, além de participar de reuniões e coletiva de imprensa com representantes do executivo.
Em evento recente, em setembro, a delegação do município de Bagé, representada pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI), Beto Alagia, e pela secretária de Turismo, Elidiane Lobato, esteve em Rocha para dar início ao processo de irmanamento. Desta vez, o prefeito Luiz Fernando Mainardi, o vice e os secretários de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) receberão a comitiva de Rocha.
Integram o grupo de trabalho de Rocha: o diretor de Turismo, Robert Caballero; a assessora técnica de Turismo, Alejandra Larrosa; o diretor de Cultura, prof. Fernando Abreu; o representante da Divisão de Assuntos Internacionais, Cooperação e Gestão do Conhecimento, Mag. Álvaro Garófali; a presidente da Comissão do Patrimônio Departamental e da Corporação Rochense de Turismo, arquiteta Silvia Graciela Esquivel Lancieri; o secretário da Comissão do Patrimônio Departamental, Hugo Horacio Acardi Perret; e o representante do Setor de Turismo Rural da Corporação Rochense de Turismo, Nery Coitinho.
Para a secretária de Turismo, Elidiane Lobato, o acordo marca um avanço significativo na integração binacional e na valorização do patrimônio histórico e cultural de Bagé e Rocha. “Estamos muito felizes com essa parceria. Fortalecer os laços com outro país para promover o turismo e a cultura é fundamental, especialmente quando essa união envolve a história e o patrimônio de duas cidades tão representativas e promove o intercâmbio em áreas fundamentais para o desenvolvimento das cidades, destacou.