Na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Luiz Fernando Mainardi, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Inovação Beto Alagia e dos secretários de Cultura, Zeca Brito, e de Turismo, Elidiane Lobato, recebeu a comitiva da cidade de Rocha, no Uruguai. Durante coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre da Prefeitura, as duas cidades firmaram um convênio de cooperação e irmanamento com o objetivo de promover a integração turística e cultural entre Brasil e Uruguai, por meio dos dois municípios.
Após a visita da comitiva bageense a Rocha, em setembro, a comitiva uruguaia cumpre agenda em Bagé até o dia 31 e participará de diversas atividades para conhecer a Rainha da Fronteira.
Rocha e Bagé também estão tratando da parceria em dois roteiros turísticos: a Rota Binacional das Fortificações do Sul (Forte de São Miguel, Fortaleza de Santa Teresa e Forte de Santa Tecla, em Bagé) e a Rota Binacional das Guerras e Revoluções na região de fronteira entre Brasil e Uruguai.
Para o secretário de Cultura, Zeca Brito, as duas cidades têm muito em comum. “Compartilhamos o mesmo gosto pela pintura, pelo assado, pelo mate e pela nossa história. Queremos construir eventos a partir dessa parceria e visitar o calendário turístico e cultural de Rocha, assim como convidá-los a visitarem Bagé novamente. Teremos a oportunidade de trabalhar, nesses dois dias, em conjunto e compartilhar conhecimento, história e cultura”, destacou.
De acordo com a secretária de Turismo, Elidiane Lobato, a parceria surgiu a partir do interesse em resgatar a história e promover o turismo de ambas as cidades. “Somos unidos por histórias, por aquilo que temos em comum. Rocha já é mais que amiga, é nossa irmã, e estamos muito felizes em recebê-los em nossa cidade. Que este seja o início de uma grande parceria para fortalecer nosso turismo e também nossa cultura”, afirmou.
Ao dar as boas-vindas à comitiva de Rocha, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Inovação, Beto Alagia, falou sobre o acordo de cooperação. “Quero dar as boas-vindas aos nossos amigos de Rocha e dizer que estaremos cada vez mais unidos nesse trabalho de promover o desenvolvimento turístico e cultural das nossas regiões. A vinda da delegação de Rocha sela a parceria que começamos a construir quando estivemos lá em setembro, e por isso estamos muito felizes”, declarou.
Para o chefe do Executivo, Luiz Fernando Mainardi, a cooperação é uma oportunidade de resgate e fortalecimento da história de ambas as cidades, além de impulsionar o turismo e a cultura. “Essa cooperação nos ajuda e nos estimula a resgatar a história e o território enquanto patrimônios a serem visitados, tanto em Bagé quanto em Rocha, promovendo o turismo e a cultura. Temos muita coisa em comum e vimos a mesma vontade de fazer dar certo. Em breve estaremos discutindo e trabalhando em ações conjuntas com o Uruguai”, concluiu Mainardi.