A classificação coloca a Rainha da Fronteira no mapa do turismo brasileiro como destino turístico
O município de Bagé foi reconhecido como ‘Município Turístico’, pelo Ministério do Turismo (Mtur) e passou a integrar o painel de categorização dos municípios brasileiros, após a Secretaria Municipal de Turismo buscar informações sobre os critérios de avaliação utilizados na determinação das categorias de classificação. Até então, conforme divulgado anteriormente, o município era classificado como oferta turística complementar.
Na última semana, o Mtur, divulgou a nova metodologia de trabalho e os novos critérios de avaliação dos municípios, a partir de indicadores que determinaram a classificação em três categorias: Município Turístico, no qual Bagé está contemplado; Município com Oferta Turística Complementar e Município de Apoio ao Turismo.
O resultado, divulgado através do painel do turismo, analisou indicadores estratégicos como segurança, conectividade, governança, infraestrutura de transporte que foram fundamentais para reposicionar Bagé no cenário estadual e nacional, confirmando que o município reúne condições sólidas para o fortalecimento de vocação na área.
A inserção do município no painel como um município turístico e não mais de oferta complementar, abre portas para os visitantes virem conhecer a cidade, mas também, para quem busca investir em hotelaria, gastronomia, eventos e atrativos na região do Pampa Gaúcho.
“Este resultado representa um marco para a cidade e temos que comemorar. É fruto do trabalho coletivo de empreendedores, entidades e poder público e reconhece Bagé como destino em ascensão no Rio Grande do Sul. A nova classificação confere maior visibilidade e credibilidade à cidade, ampliando as oportunidades de atração de investimentos privados e de busca de recursos públicos para infraestrutura e promoção turística", disse a secretária de Turismo, Elidiane Lobato, ao comemorar o avanço do município.
A inserção de Bagé como município turístico brasileiro aumenta a responsabilidade do município, segundo a titular da Setur. “Este reconhecimento aumenta nossa responsabilidade. Agora, precisamos fortalecer ainda mais nossa infraestrutura e ampliar as ações de promoção para manter Bagé como referência em turismo no Pampa Gaúcho.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi comemorou a medida, destacando que o reconhecimento oficial do Ministério do Turismo reforça a importância estratégica do setor para o desenvolvimento de Bagé. “Esse resultado chancela o que já vínhamos construindo: Bagé é um destino com história, cultura e potencial. Agora, com essa classificação, podemos buscar mais investimentos, estruturar melhor nossos atrativos e mostrar para o Brasil e para o mundo o valor do nosso Pampa Gaúcho como destino turístico”, afirmou.
O painel de categorização do MTur, com as 70 variáveis que mostram detalhadamente este cenário, pode ser acessado em: paineis.turismo.gov.br.